
Festival Tá Roxeda promove em Sobral aula aberta sobre “Práticas de Criação e Produção Audiovisual no Norte do Ceará”
março 18, 2025O Laboratório de Criação e Produção Audiovisual (LABSOL) deu início às suas atividades no Festival Tá Roxeda, em Sobral. As ações acontecem no Cine Falb Rangel, na Casa de Cultura, em Sobral (Ceará) e reúne realizadores e tutores para aprimorar projetos de curtas-metragens.
Os participantes foram recebidos por Alexandre Silva e Fran Nascimento, coordenadores do festival. Durante os encontros, os projetos passarão por mentorias para serem desenvolvidos e, ao final da programação, um deles será premiado com R$ 10 mil para sua realização.
Tutoria dos projetos
A tutora Lívia de Paiva acompanha dois projetos de realizadores sobralenses: Boi Brinquedo, de Martônio de Holanda, e Jeans, Montilla e Coca, de Eve Costa. Já o tutor Pedro Diógenes orienta dois trabalhos: Véu de Estrelas, de Adeciany Castro, do Crato, e Verde é a cor da liberdade, de Sol, de Sobral.
Ao longo dos dias, os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas propostas narrativas e técnicas, recebendo orientações especializadas dos tutores. O encerramento do LABSOL acontece na sexta-feira, 28 de março, quando será anunciado o projeto vencedor do prêmio.






Sobre o Festival Tá Roxeda
O Festival Tá Roxeda conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará e é financiado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). A produção é realizada pelo Estúdio Entre Olhos, com produção executiva da Risque e Rabisque, em parceria com Sobreiro, Universidade Vale do Acaraú (UVA), Vila das Artes, LABOME, UNINTA, CCBJ e as Secretarias de Cultura de Forquilha, Santana do Acaraú e Sobral.
A programação segue até o final do mês, com exibições, debates e encontros formativos voltados ao fortalecimento do audiovisual na região.