
Laboratório de Criação e Produção Audiovisual (LABSOL) anuncia projetos selecionados para mentorias especializadas
março 6, 2025
LABSOL inicia atividades no Festival Tá Roxeda em Sobral
março 27, 2025O Festival do Audiovisual Periférico de Sobral – Tá Roxeda, por meio do LABSOL – Laboratório de Criação e Produção Audiovisual, promoverá uma aula aberta com o Prof. Dr. Nilson Almino de Freitas, intitulada “Práticas de Criação e Produção Audiovisual no Norte do Ceará”. O evento acontecerá no dia 28 de março de 2025, no Cine Falb Rangel, em Sobral, e será voltado a realizadores, estudantes, pesquisadores e interessados na produção audiovisual periférica e regional.
A aula aberta será conduzida pelo Prof. Dr. Nilson Almino de Freitas, renomado pesquisador e coordenador do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas (LABOME), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Nilson Almino também atua como professor de Antropologia na UVA, coordenador do Programa de Extensão Visualidades, professor do Mestrado Acadêmico em Geografia da UVA – MAG e pesquisador associado do Pós-doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ.
A aula explorará a intersecção entre audiovisual e pesquisa acadêmica, discutindo a documentação oral e visual como ferramenta de preservação e expressão cultural. Além disso, abordará a importância da produção audiovisual periférica como mecanismo de representação e resistência, destacando experiências de produção cinematográfica e registros etnográficos no interior do Ceará.
O LABSOL, que acontece de 26 a 28 de março de 2025 dentro da programação do Festival Tá Roxeda, tem como objetivo capacitar jovens cineastas do interior do Ceará por meio de mentorias e práticas especializadas em Produção Executiva, Roteiro, Construção de Personagem e Pitching. Ao final do programa, os participantes apresentarão seus projetos a uma banca de avaliação, e um dos projetos será premiado com um aporte financeiro para sua realização.
Festival Tá Roxeda: diversidade audiovisual
A 3ª edição do Festival Tá Roxeda ocorrerá de 21 a 30 de maio de 2025, em Sobral, Forquilha e Santana do Acaraú. Além do LABSOL, o festival contará com uma programação diversificada, incluindo mostras de curtas e longas-metragens, workshops, palestras e debates sobre o audiovisual periférico. O evento, que terá tanto atividades presenciais quanto online, também lançará um podcast exclusivo, oferecendo uma plataforma de discussão sobre temas da cultura periférica e audiovisual.
O festival apresentará 40 produções independentes nas seguintes mostras temáticas:
- Sobral em Cores – Curtas produzidos em Sobral e cidades vizinhas
- Ceará – Curtas de diversas regiões do estado
- Sertões – Produções do interior do Nordeste
- Periferias do Brasil – Curtas de diferentes periferias do Brasil
- Experimenta – filmes experimentais, videoarte, videodança, videoclipe e novas mídias de todo o Brasil
Além disso, a programação contará com a exibição de longas-metragens convidados pela curadoria do festival.
O Festival Tá Roxeda conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará e é financiado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022). A produção é realizada pelo Estúdio Entre Olhos, com produção executiva da Risque e Rabisque, em parceria com a Sobreiro e com as Secretarias de Cultura de Forquilha, Santana do Acaraú e Sobral
SERVIÇO:
O quê? Aula Aberta “Práticas de Criação e Produção Audiovisual no Norte do Ceará”, com com o Prof. Dr. Nilson Almino de Freitas
Quando? 28 de março de 2025, das 15 às 16h
Onde? Cine Falb Rangel (Rua Cel. Mont’Alverne, 455 – Centro, Sobral, Ceará)