
Estúdio Entre Olhos fortalece expansão nacional com ações no Rio de Janeiro e em Paraíba do Sul
junho 9, 2025
Estúdios EO realiza Mostra Estudantil de Audiovisual da UNILAB dentro da programação do CineSul – Festival Luso-Latino de Cinema
junho 23, 2025Após uma intensa programação presencial nos municípios de Sobral, Forquilha e Santana do Acaraú, no interior do Ceará, o Festival Tá Roxeda entra agora em sua etapa virtual. Entre os dias 16 e 30 de junho de 2025, o público de todo o Brasil poderá assistir gratuitamente aos curtas-metragens selecionados na terceira edição do Festival do Audiovisual Periférico de Sobral, por meio da plataforma oficial do evento.
Com uma proposta que valoriza o cinema independente, periférico e diverso, o Festival exibiu presencialmente 40 curtas, escolhidos entre mais de 480 produções inscritas de todas as regiões do país. Agora, essa mostra se amplia no ambiente digital, fortalecendo o acesso democrático à produção audiovisual brasileira.
A seleção contempla obras de documentário, ficção, animação e experimentações visuais, divididas em cinco mostras temáticas:
- Mostra Sobral em Cores – documentários produzidos na cidade de Sobral;
- Mostra Ceará – filmes de realizadores(as) de diferentes regiões do estado;
- Mostra Sertões – produções de realizadores(as) interioranos(as) de todo o Brasil;
- Mostra Periferias do Brasil – filmes realizados por cineastas periféricos(as) de diversos estados;
- Mostra Experimenta – videoartes, videodanças, videoclipes e produções em novas mídias.
A curadoria da edição foi composta por Joyce Ramos (Guaraciaba do Norte/CE), Luli Pinheiro (Fortaleza/CE) e Yuri Choices (Sobral/CE), profissionais com trajetória em projetos ligados à memória, território, cultura urbana e audiovisual independente.
Outro destaque desta edição foi o fortalecimento das ações formativas: o Festival ofereceu oficinas gratuitas com carga horária de 10 horas para estudantes do ensino fundamental II da rede pública, abordando temas como produção de vídeo, roteiro e som.
Na programação também esteve a estreia do curta “Boi Brinquedo”, de Martônio de Holanda, vencedor do LABSOL – Laboratório de Criação e Produção Audiovisual. A obra recebeu R$10 mil para sua realização e homenageia as tradições do boi bumbá por meio de uma narrativa poética protagonizada por crianças da periferia de Sobral.
Segundo Erick Sousa, diretor de produção do Festival, a exibição online é uma estratégia fundamental para garantir a ampliação do alcance das obras:
“O Tá Roxeda vai além da mostra presencial: ele cria caminhos para que o cinema periférico encontre novos públicos e fortaleça redes. Com a exibição virtual, ampliamos o acesso e damos visibilidade a produções que dificilmente chegariam às grandes telas.”
A programação completa dos filmes e o acesso às exibições online estarão disponíveis no site oficial do Festival:
👉 www.entreolhos.com/taroxeda
O Festival Tá Roxeda conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará e é financiado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n° 195/2022). A produção é realizada pelo Estúdio Entre Olhos, com produção executiva da Risque e Rabisque, em parceria com a Sobreiro, Universidade Vale do Acaraú, Vila das Artes, LABOME, Centro Universitário UNINTA, CCBJ, Sesc e com as Secretarias de Cultura de Forquilha, Santana do Acaraú e Sobral.