
Festival Tá Roxeda inicia exibições online de curtas-metragens de 16 a 30 de junho
junho 16, 2025No dia 26 de junho de 2025, o Auditório do Campus Liberdade da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em Redenção/CE, recebe uma programação cultural intensa e gratuita com a Mostra Estudantil de Audiovisual da UNILAB, dentro da programação do CineSul – Festival Luso-Latino de Cinema, que já passou por cidades do estado do Rio de Janeiro entre os dias 3 e 5 de junho.
A ação é uma realização do Estúdio Entre Olhos, Produtora Cultural e Ponto de Cultura do Ceará e federal, e da Avexo Produções, recém-criada produtora fluminense, com parceria da Coordenação de Arte e Cultura (Unilab).
Com entrada gratuita, a mostra exibe curtas-metragens produzidos por estudantes da UNILAB e de diferentes regiões do Ceará, trazendo à tona temas como ancestralidade, memórias, identidades, meio ambiente e resistência cultural. A programação também conta com atividades formativas com curadores convidados e a exibição de um documentário inédito, promovendo a troca de experiências e fortalecendo o intercâmbio cultural entre territórios e países de língua portuguesa e espanhola.
Programação completa
🌞 Sessão da manhã (10h às 12h)
- Precisamos Falar Sobre Amor – Café Frio & Nayra Hevily (Redenção | 3 min)
- Outra Margem – Kauan Ermeson da Silva Justino (Redenção | 15 min)
- Árvore de Memórias – Vinícius Alves & Robério Nery (Guaiúba | 20 min)
- PIPA ou Para mim Profano Arraia – Wally D. Menezes (Redenção | 5 min)
- Cartas Ciganas para Marielle – Yasmim Rocha, Kassandra Monzaed & Flor Fontenele (Redenção | 16 min)
- Notas de Yakecan – Yakecan Potyguara & André Moura (Aldeia Potyguara | 10 min)
- TRANSformando – Ylder Albano & Melissa Ribeiro (Chorozinho | 10 min)
🌿 Sessão da tarde (14h às 16h)
- Unidade de Produção de Mudas UPMA – Sua importância no reflorestamento do Maciço de Baturité
Direção: Jorão Matias Kahiata Muengo (Redenção | 12 min) - Abrindo Varedas para o Futuro – A Força e a Resiliência da Agricultura Familiar no Maciço de Baturité
Direção: João Victor Freitas da Silva (Acarape | 15 min) - Minhas Meninas – Samuel dos Santos Cruz Fidélis Kanindé (Canindé | 7 min)
As sessões serão seguidas por debates com realizadores e curadores, abrindo espaço para diálogos críticos e afetivos sobre os filmes e os territórios que representam.
Cinema como ferramenta de formação e encontro
A Mostra Estudantil de Audiovisual da UNILAB reafirma o papel do cinema e do audiovisual como ferramentas pedagógicas, políticas e comunitárias. A iniciativa busca potencializar a expressão estudantil e estimular o protagonismo de jovens realizadores(as) por meio de uma curadoria atenta às vozes e aos contextos do interior do Ceará e de suas múltiplas identidades.
O CineSul – Festival Luso-Latino de Cinema teve início no dia 3 de junho, em Paraíba do Sul (RJ), seguiu para o Galpão Bela Maré no Rio de Janeiro (RJ) no dia 5 de junho, e encerra sua itinerância no Ceará com exibições na UNILAB, nos dias 26 e 27 de junho, no Campus da Liberdade, em Redenção.
Mais informações sobre o projeto: https://festivalcinesul.com.br/