PONTO DE CULTURA

Somos Ponto de Cultura Estadual do Ceará desde de 2023

Após os anos, diferentes membros compuseram as formações do coletivo, agentes de periferias e interiores. Entre os anos de 2014 e 2017 o coletivo realizou ações de cobertura de eventos, participação em cine-clubes, experimentos audiovisuais e de apoio em comunicação à grupos comunitários de periferias urbanas, assentamentos e populações indígenas - atuou ativamente com o movimento ciclovida, com a organização mãe terra pitaguary e com o coletivo Ruptura realizou ações em Redenção e Acarape, promovendo o Movimento Organizado do Arte e Cultura.

parallax background

Em 2017 o coletivo teve membros premiado no Cine Ceará - Festival Ibero americando de Cinema com a produção do curta-metragem documental “A Lenda Cotidiana”; Em 2018 o coletivo se instalou organicamente na cidade de Recife (PE), onde passou a integrar projetos e propor ações nas periferias da Zona Oeste da cidade e centro, em especial na Várzea e em Santo Amaro. Com a atuação em Pernambuco passou a integrar o mapa da mídia independente realizado pela Marco Zero Conteúdo.

Durante os anos de 2019 e 2020 manteve espaço cultural em Sobral com o espaço Cultural Hannover, casa de apoio à difusão, formação e pesquisa cultural na comunidade do Terrenos Novos. Em 2020 passou a manter em parceria com a Associação dos Moradores do Planalto Pici, atual espaço de concentração das ações do coletivo, sala para ações culturais de formação e difusão - realizando cineclubes, oficinas, mostras,apresentações artísticas em parceria e para o publico local da comunidade do planalto pici. 

Atualmente o coletivo é composto por Erick Sousa, Alexandre Silva, Felipe dos Santos, Davi Oliveira, Anna Larissa, Bruno Leicam e Gustavo Vieira-Baltazar

parallax background
parallax background

Sobre a Biblioteca Comunitária Wilson Baltazar

A Biblioteca Comunitária de Cinema e Audiovisual Wilson Baltazar é um espaço de educação artística voltado para leitura, produção de textos e reflexão sobre cinema, localizado na periferia de Fortaleza, Ceará. Wilson Baltazar, nascido em 1935, apaixonou-se pelo cinema ainda criança. Ao longo da vida, assistiu a mais de 50 mil filmes, acumulou mais de 500 livros sobre cinema e atuou como crítico, jurado e divulgador. Participou de importantes movimentos culturais locais, como o Clube de Cinema de Fortaleza e o projeto Cinema de Arte. Em 2022, sua família doou seu acervo ao Coletivo Entre Olhos, que posteriormente instalou a biblioteca na Associação de Moradores do Planalto Pici (ANTOPI). O espaço hoje promove ciclos de formação artística e literária para a comunidade, valorizando a memória e o pensamento cinematográfico de Baltazar.

Ver em ecrã total