
Formação, criatividade e celebração do cinema marcaram o segundo dia do Festival Tá Roxeda em Forquilha
maio 23, 2025
“As Primeiras” emociona o público em sessão especial do Festival Tá Roxeda em Forquilha
maio 26, 2025Neste domingo, 25 de maio, o Festival Tá Roxeda promove a live “Bate-papo com Curadores”, com transmissão ao vivo pelo Instagram oficial do festival, das 19h às 21h. O encontro virtual contará com a participação de três dos curadores da edição 2025: Joyce Ramos, Luli Pinheiro e Yuri Choices.
A atividade propõe uma conversa aberta sobre os caminhos percorridos pelos curadores na seleção dos filmes que integram o festival, seus processos de escuta, referências estéticas e políticas, além de reflexões sobre o papel da curadoria como mediação entre obras, realizadores e público.
Conheça os curadores participantes:
Joyce Ramos é agente territorial da cultura no Ceará, artista-pesquisadora, gestora cultural e arte-educadora. Atua na interseção entre arte, memória e território, e é gestora do Espaço Cultural Quintal de Afetos, em Guaraciaba do Norte (CE). É realizadora audiovisual e professora na área de produção audiovisual. Idealizadora do CineClube Cinema no Terreiro e coordenadora pedagógica do Lab.Janelas, dedica sua trajetória a ações que aproximam comunidades da linguagem audiovisual com foco no território.
Luli Pinheiro é técnico das imagens, sons e palavras. Atua no cinema e no audiovisual em diversas frentes: curadoria, realização, fotografia, edição, montagem e projeção mapeada. Já integrou equipes de curadoria de mostras como Infinita (antiga Negritude Infinita), FINCAR, Mostra Patuá e NOIA. É formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem se destacado por uma atuação crítica e sensível na cena audiovisual brasileira.
Yuri Lima, mais conhecido como Y.Choices, é produtor cultural e fotógrafo natural de Sobral (CE). Com mais de seis anos de experiência, fundou a empresa Y.Choices Films, que atua na produção de conteúdos audiovisuais para agências e no desenvolvimento de obras artísticas como curtas-metragens, fashion films e videodanças. É integrante da comunidade ballroom e do coletivo internacional Loyal Kiki House of Cabal.

A mediação será com Felipe dos Santos, assistente de programação e curadoria do Festival. Natural de Recife (PE) Felipe é geógrafo formado pela Universidade Federal de Pernambuco e cineasta, com destaque na produção de curtas-metragens como Dakobo e Quintal Verde. Este último foi exibido em festivais, TV e streaming, recebendo prêmios como Melhor Roteiro (Orocine), Prêmio Especial do Júri (CineVirada) e reconhecimento em temáticas audiovisuais em tempos de crise. Produziu o curta O Discurso da Pele e atuou como curador na Mostra Itinerante Livre de Cinema e no Tá Roxeda – Festival do Audiovisual Periférico. Foi também curador na Mostra Filmes de Quintal e na Mostra Santo Amaro de Audiovisual. Como jurado, participou do VerOuvindo e do Festival de Cinema de Triunfo. Cineclubista, organiza o Cine Cajá, focado no público infantil, e integra a diretoria da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC).

O processo de curadoria e programação é de responsabilidade de Beijamim Aragão, um artista transmasculino e técnico em audiovisual, especializado em produção e montagem, com atuação desde 2014 em festivais e projetos culturais. Foi idealizador do projeto “Cinema na Casa” (2017-2020) em Sobral (CE), promovendo mais de 150 exibições gratuitas. Representou a setorial de Artes Visuais no Conselho de Política Cultural de Sobral em 2016 e teve ilustrações publicadas em revistas e jornais. Na produção audiovisual, trabalhou em filmes como Questão de Oportunidade, Lalábis e TRANSVERSAIS. Atuou como gestor de mídias da Secretaria de Cultura de Sobral (2017-2020) e atualmente é assistente de coordenação da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, em Fortaleza.
A live será uma oportunidade para o público conhecer mais de perto quem está por trás da curadoria do Tá Roxeda 2025 e compreender os caminhos que dão forma à programação do festival.
Sobre o festival
A terceira edição do Festival Tá Roxeda acontece até 30 de maio de 2025, nos municípios de Sobral, Forquilha e Santana do Acaraú, no Ceará. Com uma proposta voltada à valorização do audiovisual periférico e da diversidade cultural, o evento exibirá 50 filmes selecionados entre mais de 480 produções de todo o Brasil. A programação inclui curtas e longas-metragens divididos em cinco mostras temáticas — Sobral em Cores, Ceará, Sertões, Periferias do Brasil e Experimenta — com destaque para obras que transitam entre documentário, ficção, animação e formatos experimentais. Além das exibições, o festival oferece oficinas gratuitas para estudantes da rede pública, debates, palestras, podcast e encontros formativos.
O Festival Tá Roxeda conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará e é financiado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n° 195/2022). A produção é realizada pelo Estúdio Entre Olhos, com produção executiva da Risque e Rabisque, em parceria com a Sobreiro, Universidade Vale do Acaraú, Vila das Artes, LABOME, Centro Universitário UNINTA, Sesc, Instituto Dragão do Mar, Centro Cultural Bom Jardim e as Secretarias de Cultura de Forquilha, Santana do Acaraú e Sobral
📅 Live “Bate-papo com Curadores”
🗓 Domingo, 25 de maio
🕖 19h às 21h
📍 Ao vivo no Instagram @festival_taroxedasobral