
Coletivo Entre Olhos garante participação de dois jovens cearenses no RioMarket Jovem 2025
outubro 2, 2025
“Dakobo” estreia na plataforma Siará+ e integra a Mostra Cineteatro São Luiz de Curta-Metragem
outubro 9, 2025O Estúdio Entre Olhos foi um importante parceiro do Festival Imagem, realizado nos dias 2 e 3 de outubro em Paraíba do Sul (RJ). O coletivo cearense levou ao evento os produtores Felipe dos Santos e Alexandre Silva, reforçando sua atuação em território fluminense e ampliando conexões no cenário audiovisual brasileiro.
Felipe dos Santos dividiu a curadoria das mostras de curtas-metragens e ministrou a oficina de Stop Motion com Celular, que mobilizou estudantes em processos criativos de animação. Alexandre Silva, por sua vez, atuou na produção e acompanhou as atividades junto ao público.
Felipe dos Santos ressaltou a dimensão afetiva e profissional desse retorno ao interior do Rio de Janeiro.
“Foi uma continuidade de uma trajetória entre educação e audiovisual, borrando fronteiras entre esses campos. A experiência de curadoria e de formação reafirmou o papel do cinema como ferramenta de memória e ancestralidade“, revela
Já Alexandre destacou o engajamento dos jovens nas atividades. “Aos poucos, a gente vem ampliando a aproximação com outros estados. Essa circulação é fundamental para construir redes, fortalecer territórios e reafirmar a potência do audiovisual periférico como ferramenta de transformação social”, afirma Erick. Sousa, diretor de produção do Coletivo Entre Olhos
O festival
Realizado pelo Cineclube Rua Acesa, sob coordenação de Lígia Gobbi, o Festival da Imagem contou com exibições de seis curtas-metragens, debates, oficinas de stop motion e documentário, além de atividades online de fotografia e lambe-lambe. As exposições fotográficas ocuparam o espaço do coletivo Rua Acesa, reunindo produções locais e escolares.
O evento teve apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) através do município de Paraíba do Sul e consolidou a parceria entre o Entre Olhos, a Avexo e o Cineclube Rua Acesa, reafirmando a força das redes colaborativas no audiovisual.

Ficha técnica
Coordenação Geral: Lígia Gobbi
Assistência de Produção: Beatriz Rezende
Curadoria: Felipe dos Santos e Lúcia Gobbi
Mediação: Frederico Arruda
Técnico de Som: Messias Guimarães
Fotografia: Kadu Messina e Vi Arruda
Montagem: Mariana Gomes
Intérprete em Libras: Expedito Stuart, Mariana Piazzi