
Santana do Acaraú recebe dia inteiro de formação e cinema com o Festival Tá Roxeda
maio 27, 2025
Estúdio Entre Olhos fortalece expansão nacional com ações no Rio de Janeiro e em Paraíba do Sul
junho 9, 2025A 3ª edição do Festival Tá Roxeda chega ao fim nesta sexta-feira (30) com uma programação especial em Sobral, marcada por sessões de cinema, roda de conversa e celebração coletiva da cultura periférica e interiorana. O evento, que celebrou o audiovisual independente com 50 produções de todo o país, passou por Sobral, Forquilha e Santana do Acaraú, promovendo exibições, debates e encontros potentes entre realizadores e o público.
A programação de encerramento começa às 13h, na Casa da Cultura / Cine Falb Rangel, com a exibição do filme “Boi Brinquedo”, obra premiada do LABSOL — Laboratório de Criação e Produção Audiovisual. Em seguida, acontece uma roda de compartilhamento sobre o processo de produção do filme, com a presença da equipe realizadora. Ainda nesse momento, haverá a cerimônia de encerramento das atividades formativas do festival.
À noite, a Praça São João se transforma em uma grande sala de cinema ao ar livre, reafirmando o compromisso do festival com o acesso democrático ao audiovisual. A partir das 18h30, será exibida a Sessão de Curtas 07, com filmes da mostra Sobral em Cores, que destacam histórias, personagens e expressões artísticas da região:
- Vida e Obra de Rogênio Martins
- Trançando Poesias – Chapéus de Palha de Massapê
- Slam Sobral
- Overloque
- Vozes da Terra: A Resistência Tremembé
Às 19h30, o público também poderá acompanhar, no Theatro São João, a exibição do longa “A Carta de Esperança Garcia”, dentro da Mostra de Longas Convidados.
Um dos destaques da programação é “Boi Brinquedo”, dirigido por Martônio de Holanda. Premiado com R$ 10 mil, o curta mergulha nas memórias e tradições do boi bumbá, reinventando a infância de personagens como Pai Francisco e Catirina com sensibilidade e imaginação. O filme foi construído em diálogo com crianças da periferia de Sobral, reafirmando o compromisso do festival com a valorização das vozes e olhares do território.
O Festival Tá Roxeda é uma plataforma de difusão da produção artística e cultural das periferias, promovendo mostras, debates e formação. Desde sua estreia em 2021, o festival vem se consolidando como um espaço de fortalecimento da diversidade cultural e da potência criativa das comunidades.
A edição de 2025 contou com atividades presenciais e online, além do lançamento de um podcast, ampliando o alcance das ações e a participação do público.
A sessão de encerramento na Praça São João promete ser um momento de celebração e reconhecimento da riqueza cultural das periferias, encerrando com chave de ouro mais uma edição do Festival Tá Roxeda.
O Festival Tá Roxeda conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará e é financiado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n° 195/2022). A produção é realizada pelo Estúdio Entre Olhos, com produção executiva da Risque e Rabisque, em parceria com a Sobreiro, Universidade Vale do Acaraú, Vila das Artes, LABOME, Centro Universitário UNINTA, CCBJ, Sesc e com as Secretarias de Cultura de Forquilha, Santana do Acaraú e Sobral.